Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

NOTÍCIAS

25/04/2005
Uma partilha pode ser anulada como determina a Lei

Bem no final do novo Código Civil está um dos últimos artigos, o de nº 2.027, cuja redação é bem clara e por si só dá a compreensão do direito de anulação de uma partilha, respeitando-se o prazo de um ano. Assim, a partilha, uma vez feita e julgada, só é anulável pelos vícios e defeitos que invalidam, em geral, os negócios jurídicos. Os defeitos ou vícios que podem ser alegados são, por exemplo, a falta de assinatura de algum herdeiro, a desobediência à formalidade na formação e distribuição da herança, que tenha causado prejuízo a um dos beneficiários, defeitos na avaliação, encaminhamento de bens dos quinhões, com situação e valorização superior e alguma falsificação de assinatura ou de informações. Não se inclui na anulação de partilha o fato de não serem arrolados bens escondidos ou subtraídos ou desconhecidos, isto porque esses bens poderão ser classificados como sonegados e dão o direito ao pedido de uma sobrepartilha, que poderá ser requerida sempre que novos bens ou outras finalidades o exigirem e vierem a ser conhecidos.

Registro de imóveis

Já alertamos os nossos leitores quanto à importância do Registro de Imóveis quando se compra ou vende um imóvel. Muita gente deixa, ou por comodismo ou por economia, de registrar a escritura de um imóvel que adquiriu no respectivo cartório do Registro de Imóveis. É bom que essas pessoas conheçam o Artigo1.245 e seu parágrafo primeiro, do Código Civil: transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. Enquanto não se registrar o titulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel. Bem clara é a redação no sentido de alertar que se alguém comprar um imóvel, passar a escritura pública (feita em Cartório de Notas ) e pagar integralmente, só será considerado o dono após o registro no cartório do Registro de Imóveis, pois enquanto não realizar esse registro, aquele imóvel continuará no nome da pessoa que o vendeu. Existem casos em que a falta de registro da compra de um imóvel, o vendedor também vendeu o mesmo imóvel para outras pessoas, pois na falta de um novo registro aquele que continua é da pessoa que o vendeu. Claro que, isto acontecido, o prejudicado tem as portas da Justiça para tentar resolver o problema e que poderá ser visto em ângulos diferentes. Por exemplo, receber de volta com ou sem correção a quantia paga, anular a outra escritura que o vendedor fez (se ainda não foi registrada no Registro de Imóveis), processar o estelionatário e exigir reparação monetária, naturalmente também vai depender e muito da qualidade de caráter e de solvência econômicofinanceira daquele vendedor.

Acordo de separação com documento particular

Trata-se de caso realmente não muito comum, porém, tem ocorrido, como este que nos foi narrado por e-mail, do casal que resolveu não efetivar a separação e, no entanto, estabeleceu um prazo de dois anos de afastamento para que cada um medite e avalie o seu comportamento. Só que ela tem o lugar onde permanecerá nesse período de afastamento (provavelmente a casa dos pais) e ele não tem, necessitando permanecer no mesmo imóvel do casal. Surge a dúvida quanto à acusação de abandono do lar e os conflitos que poderão gerar se houver divisão de bens. Quando então apoiamos a sugestão que ambos propuseram de elaborar um documento, tipo pacto, válido por dois anos, estipulando o objetivo da separação de fato, a permanência precária do varão no imóvel e a saída da mulher, sem que isso constitua abandono do lar. Tudo isso com a assinatura de ambos e de duas testemunhas, firmas reconhecidas em tabelião e registro desse documento em qualquer dos cartórios de Títulos e Documentos. Não acreditamos que qualquer outra afirmação verbal venha a superar o valor jurídico desse documento. Aliás, é uma modalidade que bem poderia merecer ser introduzida no direito de família, claro que em palavras e conteúdos diferentes, opcionando o casal o direito de afastamento por tempo determinado, sem ruptura imediata do casamento. Isso possivelmente daria ensejo à reflexão e análise do comportamento, semelhante ao que corre na gíria popular 'dar um tempo'. Todavia, estamos nos referindo aos que agem com caráter e honestidade, sem outros envolvimentos.

Fonte: Jornal do Brasil, 24 de abril de 2005

Informativo
Notícias
Jurisprudencia: Paternidade Socioafetiva. Interesse do Menor.
Jurisprudencia: Penhorabilidade do Bem de Familia. Alegaçao Tardia e Onus da Prova.
TJGO: Construtora e comprador devem quitar dívida de IPTU enquanto imóvel não for transferido
TRF1: Mesmo sem morar no imóvel família garante impenhorabilidade
Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes
Publicado provimento sobre implantação do Selo Eletrônico em Goiás
Noivo da vítima não tem legitimidade para pedir indenização por morte
Condomínio pode ser equiparado a microempresa
Norma do CNJ facilita viagem de criança ao exterior
CNJ regulamenta registro de nascimento de indígenas
Leia mais...
 
Notícias Destaques
22/03/2016 | CNJ: Corregedoria regulamenta sistema eletrônico de registro...
22/03/2016 | Empresas & Negócios: Novo Código de Processo Civil amplia at...
22/03/2016 | Confiança dos brasileiros nos Cartórios é destaque em pesqui...
11/03/2016 | Escrituras de imóveis beneficiam 370 famílias no Distrito Fe...
10/03/2016 | STJ: Não é possível acrescentar área em processo de retifica...
10/03/2016 | CPC de 2015 torna divórcio imediato
09/12/2015 | Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado ...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |