Processos ANOREG
Protesto de Título
Tabela de Custas


Usuário:
Senha:

NOTÍCIAS

21/08/2015
Justiça portuguesa aprovou lei que concede poderes de pais a madrastas e padrastos
Em Portugal, juízes vão poder atribuir responsabilidades de pais a madrastas ou padrastos sempre que a mãe ou o pai de uma criança esteja impedido de tomar conta do menor, por exemplo, quando os pais sejam declarados incapazes ou estejam desaparecidos, mortos ou presos. A nova lei foi aprovada em julho e acaba sendo uma resposta aos projetos desaprovados de coadoção, uma vez que a decisão apenas se refere a situações de casamento ou união de fato, sem especificar se são entre pessoas de sexos diferentes.

Para ser atribuída a responsabilidade parental por decisão judicial a uma madrasta ou um padrasto, é preciso que estes estejam casados ou unidos de fato com o pai ou a mãe da criança, que haja vontade das partes e um requerimento entregue no tribunal. O caso ainda será analisado pelos tribunais de Família e Menores.

Magistrados criticaram a falta de clareza na lei, que, apesar de não abranger a filiação, não define o que se considera um impedimento. Eles temem que possam surgir casos em que vários companheiros reclamem a responsabilidade parental de uma mesma criança.

De acordo com a advogada Melissa Telles Barufi, presidente interina da Comissão da Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), na justificativa do projeto de lei é dito que: ‘O superior interesse da criança é o critério e fundamento da atribuição das responsabilidades parentais, em primeira linha, aos progenitores, mas também àqueles que no dia a dia com ela constroem laços de afetividade, a protegem e contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento sãos e normais, nos planos físico, intelectual, moral e social. Na ausência de um progenitor, o cônjuge ou companheiro do outro progenitor surge como figura de referência para o menor, coabita e desenvolve profundos laços de afetividade’. Com isso, segundo ela, se evidencia que o projeto de lei acaba por revelar semelhanças, ainda que timidamente, com a multiparentalidade.

Melissa Telles Barufi afirma que, no Brasil, a multiparentalidade já é reconhecida, e, inclusive, já está recebendo do Poder Judiciário os devidos efeitos jurídicos. “Os companheiros e cônjuges dos genitores, muitas vezes, possuem o convívio direto com os filhos desses, e acabam criando forte vínculo afetivo com essas crianças e adolescentes. O convívio contínuo acaba por evidenciar que os padrastos e madrastas são muito mais aptos a serem cuidadores desses filhos do que um parente sanguíneo distante dos genitores. A atribuição de responsabilidade pelo cuidado dessas crianças aos padrastos e madrastas é uma extensão dos deveres oriundos do poder familiar àqueles que estão, no momento, mais aptos e capazes a exercer tais atos”, disse.

Para Melissa Barufi, a criança deve ser prioridade e precisa ser protegida integralmente. “Na hipótese de seus responsáveis legais estiverem impedidos de exercer os seus papéis para com seus filhos, a atribuição de responsabilidade parental aos companheiros/cônjuges desses genitores se mostra uma medida protetiva às crianças e adolescentes, caso, é claro, possuam vínculos afetivos consolidados. Assim, se mostra mais eficaz atribuir a responsabilidade por essas crianças a quem já exerce um papel paterno/materno. E o fato de não restringir o sexo do companheiro ou cônjuge mostra uma decisão acertada, a fim de reconhecer os direitos e deveres dos casais homoafetivos em relação aos seus filhos – ainda que não biológicos, mas afetivos – eis que já se sabe que o vínculo afetivo se sobrepõe aos vínculos biológicos e registrais”, argumenta.

A advogada também explica que por ser uma questão nova, naturalmente haverá a necessidade de um período de adaptação à nova lei, pois segundo ela a sociedade provoca uma mudança, mas a mesma insiste em não reconhecer os efeitos dessa mudança. “Não podemos negar que as famílias são constituídas e reconstituídas de várias formas, e assim deve ser reconhecido os novos vínculos e seus efeitos no mundo jurídico. No projeto de lei há somente atribuição de responsabilidade, não alterando a filiação ou atribuindo efeitos sucessórios; dessa forma, há uma visível desigualdade entre a filiação afetiva e filiação biológico/registral. Ainda, a lei não se mostrou clara no que consiste esta responsabilidade que será assumida pela madrasta/padrasto, e isso pode vir a causar conflitos familiares quando da efetivação da lei”, expõe.

Melissa esclarece ainda que como mencionado anteriormente, o Brasil está avançado no reconhecimento da sociafetividade e dos múltiplos vínculos da família, com seus efeitos jurídicos. “Já existem algumas decisões determinando a adequação das certidões de nascimento das crianças para registrarem aquilo que é a realidade da vida daquelas famílias com múltiplos vínculos parentais e exercício conjunto dos direitos e deveres em relação a seus filhos – biológicos, registrais ou afetivos. Porém, vale registrar que apesar dos passos dados em relação à multiparentalidade, aqui ainda estamos implantando a cultura da igualdade parental entre os genitores”, completa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação IBDFAM com informações Portal DN)

Informativo
Notícias
Jurisprudencia: Paternidade Socioafetiva. Interesse do Menor.
Jurisprudencia: Penhorabilidade do Bem de Familia. Alegaçao Tardia e Onus da Prova.
TJGO: Construtora e comprador devem quitar dívida de IPTU enquanto imóvel não for transferido
TRF1: Mesmo sem morar no imóvel família garante impenhorabilidade
Brasil quer modernizar legislação para garantir direitos de migrantes
Publicado provimento sobre implantação do Selo Eletrônico em Goiás
Noivo da vítima não tem legitimidade para pedir indenização por morte
Condomínio pode ser equiparado a microempresa
Norma do CNJ facilita viagem de criança ao exterior
CNJ regulamenta registro de nascimento de indígenas
Leia mais...
 
Notícias Destaques
22/03/2016 | CNJ: Corregedoria regulamenta sistema eletrônico de registro...
22/03/2016 | Empresas & Negócios: Novo Código de Processo Civil amplia at...
22/03/2016 | Confiança dos brasileiros nos Cartórios é destaque em pesqui...
11/03/2016 | Escrituras de imóveis beneficiam 370 famílias no Distrito Fe...
10/03/2016 | STJ: Não é possível acrescentar área em processo de retifica...
10/03/2016 | CPC de 2015 torna divórcio imediato
09/12/2015 | Ministério da Justiça da China estreita laços com notariado ...
 
| CONHEÇA A ANOREG | CARTÓRIOS DO DF | PROCESSOS ANOREG - CEF / GDF | NOTÍCIAS |
| PROTESTO DE TÍTULOS | REGISTRO DE FIRMAS | REGISTRO DE IMÓVEIS |
| SINAL PÚBLICO | TABELA DE CUSTAS | FALE CONOSCO |